Promotor
Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.
Breve Introdução
Susana Domingos Gaspar
A Classe do Jaime
No âmbito do MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade
O descrédito na vida política, o afastamento do sensível e dos corpos, o poderio reforçado da tecnologia, as urgências climáticas, a desorientação social e o esvaziamento do espaço público disputam os quotidianos dxs cidadxs. Na sua sexta edição, o MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade centra-se no tema O risco, aceitando-o como parte da vida, assumindo-o como essencial à criação artística.
O espetáculo Classe do Jaime concretiza esse desejo de arriscar no cruzamento de mundos que, muitas vezes, nos parecem distantes.
Na região de Santarém ponto de partida desta criação , no linguajar típico de Minde não existe tradução para Dança, mas para baile existem duas: O-do-Barreiro e Classe do Jaime. Classe do Jaime é um trabalho de par, a partir das danças tradicionais da Serra De Aire e Candeeiros. Uma bailarina e um músico vão ao encontro de vários grupos, para uma prática continuada deste tipo de repertório. Nos subterrâneos do trabalho lançaram-se perguntas que convocam para a composição temas como o género, o erotismo e o peso. O que pergunta a dança tradicional à dança contemporânea?
Ficha Artística
Direção artística artistic direction MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade Hugo Cruz
Composição musical music Edgar Valente
Intérpretes performers Susana Domingos Gaspar, Edgar Valente
Convidados invited membros do Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros
Direção técnica e desenho de luz technical director and lighting design Bruno Santos
Imagem inicial do projeto original project image Sérgio Ferreira
Contributo teórico theorical input Marisa Barroso
Apoios support Bolsa de Criação Filhos do Meio da Associação Cultural Materiais Diversos, Festival Bons Sons, Associação Mundo em Reboliço
Residências residencies Convento do Carmo, Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, Auditório de Cem Soldos
Agradecimentos acknowledgments O Corpo da Dança, Fácil Contacto, Miguel Serra, Guilherme Correia, Joana Martins, Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista, Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos, Rancho Folclórico Recreativo Os Ceifeiros de Liteiros, Rancho Folclórico de Gouxaria, Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Arrimal), Rancho Folclórico e Cultural do Covão do Coelho, RA 100
Coprodução co-produced by Teatro Municipal do Porto, MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade
Notas Suplementares
O regresso ao Teatro Municipal do Porto foi planeado cuidadosamente, salvaguardando as devidas medidas de segurança. Sabemos que o desejo de voltar aos espaços públicos, aos teatros, à descoberta que só se concretiza na partilha do mesmo espaço físico deve ser providenciado com todas as precauções e garantindo as normas de segurança necessárias. Regressar ao Rivoli e ao Campo Alegre será encontrar dois teatros completamente equipados e preparados para receber da melhor maneira públicos, artistas e equipas. Bem-vindos de volta!
Medidas preventivas COVID-19:
Utilize sempre a sua máscara.
Gel desinfetante de mãos disponível.
Respeite a distância de segurança (2 metros).
Respeite a lotação de cada espaço.
Respeite o lugar que lhe é atribuído.
Evite a utilização de elevadores.
No final do espetáculo, aguarde orientação dos assistentes de sala