Produtor
Associação Porta-Jazz
Breve Introdução
18:15 Rivoli - PalcoGA
AP "Lado Umbilical" (PT)
“Lado umbilical” é o último trabalho discográfico do guitarrista e compositor AP onde o próprio se desafia por caminhos mais ousados e explora novas ferramentas composicionais e improvisacionais. Com a tónica no ritmo; na simples exploração de sons, texturas e timbres através de improvisação livre mas também dando relevo à componente escrita, o objectivo é sempre contar uma história através da música. Como Rui Teixeira descreve, “Lado Umbilical” emerge das fronteiras, cresce, manifesta-se e assim se afirma, numa oposição ora subtil ora cerrada aos limites da música, aos limites da humanidade. Transcende e expande barreiras num cativante e precioso equilíbrio entre um ponderado racionalismo lírico e uma impetuosa autodeterminação musical, romântica.
Este disco conta com a maturidade musical de João Pedro Brandão, Gil Silva, Miguel Meirinhos e Gonçalo Ribeiro que dão voz a uma narrativa que se pretende diferente, fresca e surpreendente cada vez que é contada.
AP - composição, guitarra
João Pedro Brandão – flauta
Miguel Meirinhos – piano
Gil Silva - saxofone tenor, saxofone soprano e flauta
Gonçalo Ribeiro – bateria
Hristo Goleminov “Diagonal Shift" (PT, LV, US, IT) - parceria Orbits
Diagonal Shift é um quarteto liderado pelo saxofonista e compositor Hristo Goleminov, que inclui alguns dos improvisadores mais proeminentes de várias gerações da cena musical de Amesterdão: Ketija Ringa-Karahona na flauta e flauta alto; Michael Moore no clarinete e Federico Calcagno no clarinete baixo.
Composto apenas por instrumentos da família das madeiras, o quarteto parte da linguagem composicional enigmática de Goleminov, construindo espaços onde as ideias de cada um se interligam e florescem.
Hristo Goleminov – Saxofone tenor
Ketija Ringa-Karahona – Flauta/flauta alto
Michael Moore – Clarinete
Federico Calcagno – Clarinete baixo
Preços