Promotor
Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.
Breve Introdução
Dando continuidade à já quase tradição do Porto de reunir grupos de amigos em projetos criativos e polivalentes que desafiam as fronteiras entre editoras, coletivos e promotoras — como o fazem a Favela Discos, o Colectivo Farra, a Terrain Ahead, entre tantos outros — a Polyester surgiu em 2023 como um dos projetos mais jovens desta nova vaga de músicos que criam a partir da e para a comunidade local.
Respondendo a uma tendência internacional de redescoberta das sonoridades do virar do milénio — marcada pelos lançamentos de editoras como West Mineral, Experiences Ltd., Motion Ward, Sferic ou Soda Gong — o coletivo tem-se afirmado, a par dos seus amigos e do projeto satélite lisboeta The Living Room, como um dos principais impulsionadores desta estética em território nacional, através da organização de concertos de artistas como Romeo Poirier, Huerco S ou Mister Water Wet.
No Understage, apresentar-se-ão numa performance dividida em quatro momentos, onde a arquitetura do ambient, a desconstrução da pista de dança, o glitch, o bleep, os ecos e delays, e a tensão entre o natural e o sintético conduzirão o ouvinte por territórios liminares preenchidos por texturas sónicas e paisagens artificiais.
A Polyester é uma editora e coletivo de artistas sediado no Porto, que explora a interseção entre a linguagem do ambient e a cultura da música de dança. Fundada em 2023 por Lu Zia, Miguel Oliveira e Louis Wilkinson, rapidamente abrigou o trabalho de quase mais uma dezena de artista, entre os quais USOF. Foca-se em edições onde a música ambient serve de fio condutor, dialogando com elementos da cultura clubbing. Para além das edições discográficas, a Poliester organiza ocasionalmente eventos e performances, criando espaços de escuta e experimentação sonora. — Matéria Prima
Preços